Uma grande variedade de dispositivos processam esses pacotes para direcioná-los em seu caminho. Repetidores, hubs, pontes e portas de comunicação são empregados para transmitir dados entre as redes.
O destinatário e o remetente é inserido no pacote de acordo com as linguagens da internet. Esta linguagem é o que define o endereço, chamado de IP "Internet Protocol", que tem por sua vez a função de descobrir o melhor caminho para que os dados cheguem.
Dos níveis de rede da internet, podemos citar três: Rede Local (LAN), Rede de Médio Alcance (MAN) e Rede de Longo Alcance (WAN).
Abaixo, segue uma animação 3D, que explica um pouco mais sobre o funcionamento dessas redes.
No mundo corporativo, as redes intranet e extranet tem sido bem úteis.
A intranet é uma rede interna que visa agilizar o trabalho dentro da empresa e que também pode manter seus funcionários atualizados através de cursos EAD. A intranet se limita apenas ao uso interno dos funcionário em ambito empresarial.
Ao contrário da intranet, a extranet se estende também aos clientes, representantes e usuários registrados. Assim a empresa pode também manter o contato com o público alvo. Os usuários da extranet também podem realizar operações sem ter que se locomover até a empresa.
No caso de uma instituição bancária, o cliente poderia realizar transferências, conferir saldos e imprimir extratos apartir de um computador pessoal. ATENÇÃO: Se você acessar uma extranet esteja sempre atento, ao sair faça logout (encerre a sessão), assim não deixará seus dados pessoais, como dados bancários, expostos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário